quarta-feira, 14 de abril de 2021

Pronomes Indefinidos: some, any, no + derivados


 

Pronomes Indefinidos

Na língua inglesa são várias as palavras específicas quando queremos falar de algo indefinido. Estudaremos algumas delas.

 1. Some: alguns, algumas. Use em frases afirmativas.

 - I have some coins.              (Tenho algumas moedas)

- The baby has some toys.    (O bebe tem alguns brinquedos)

 

2. Any: algum, alguma (em frases interrogativas) e nenhum, nenhuma (em frases negativas)

 - Do you have any coin?       (Você tem alguma moeda?)

- I don't have any coin.          (Eu não tenho nenhuma moeda)


 3. No: nenhum, nenhuma. Usado em uma frase com verbo na afirmativa dando sentido negativo.

 - I have no money!                (Eu não tenho nenhum dinheiro)

- No money, no book!           (Nenhum dinheiro, nenhum livro!)

 Esses três pronomes indefinidos possuem seus derivados quando recebem sufixo. Veja a tabela abaixo:

Pronome

Tradução

Exemplo

Com some

 

 

Somebody

Alguém (frases afirmativas)

Somebody is missing (Está faltando alguém)

Someone

Alguém (frases afirmativas)

Someone ate the pizza (Alguém comeu a pizza)

Something

Algo, alguma coisa

We are looking for something to eat (Procuramos algo para comer

Somewhere

Em algum lugar

Somewhere in Brazil. (Em algum lugar no Brasil)

Someway

De alguma maneira

I'll get there someway. (Chegarei lá de alguma maneira)

Com any

 

 

Anybody

Ninguém (-) ou alguém (?)

Can anybody help me? (Alguém pode me ajudar?)

Anyone

Qualquer um, ninguém

I don't know anyone here. (Não conheço ninguém aqui)

Anything

Nada

I didin't have anything in my hand. (Eu não tinha nada na mão)

Anywhere

Qualquer lugar

I'd go anywhere with you. (Iria em qualquer lugar com você)

Anyway

De qualquer jeito, forma

Anyway, we met them. (De qualquer forma, nós os encontramos)

Com no

 

 

Nobody

Ninguém

I have nobody here. (Não tenho ninguém aqui)

No one

Ninguém

No one is my friend. (Ninguém é meu amigo)

*None

Nenhum, nenhuma

None of them is my relative. (Nenhum deles é meu parente)

Nothing

Nada

I have nothing in my hand. (Não tenho nada em minha mão)

Nowhere

Em nenhum lugar

Where are you going? Nowhere. (Onde vai? Nenhum lugar)

No way

De jeito nenhum

Let's go there? No way! (Vamos lá? De jeito nenhum!)

 *None: usado sempre no início da frase seguido de of ou sozinho.

 - None of my students is short. (Nenhum dos meus estudantes são baixos)

- Which book did you take? None. (Qual dos livros você pegou? Nenhum.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário